Disco de Embreagem

O Disco de Embreagem é a ligação entre o motor e a transmissão do veículo.

Composição

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Localização

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Função & Funcionamento

Função – Gerar o atrito necessário para transmitir a rotação do motor para o câmbio, permitindo acoplamentos suaves entre as trocas de marchas, e filtrando as vibrações torcionais provenientes do motor. O conjunto tem ainda a responsabilidade de proteger o propulsor e o sistema de transmissão contra sobrecargas.

Funcionamento – O disco de embreagem é pressionado pelo platô ao volante do motor, transmitindo o torque gerado pelo motor à transmissão.

Quando acionamos o pedal de embreagem, este movimento é transmitido via cabo até o garfo de embreagem, que pressionando a mola membrana, libera o disco de embreagem, interrompendo a transmissão de torque.

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Atrito

A dificuldade com que uma superfície desliza sobre outra é determinada pelo atrito. O disco possui uma superfície desenvolvida para gerar atrito suficiente para acoplar de forma suave e transmitir a rotação do volante de forma integral.

Os discos de embreagem possuem revestimentos orgânicos constituídos basicamente de fibras estruturais impregnadas com soluções de resina sintética, borracha, cargas orgânicas e minerais.

Esses modelos de embreagem se encaixam tanto em transmissões mecânicas quanto automatizadas, diferentemente da transmissão automática – que utiliza conversor de torque no lugar da embreagem.

Sintomas & Vida Útil

Sintomas:

  • Acionamento pesado do pedal de embreagem;
  • Dificuldade de engate das marchas;
  • Trepidação do pedal de embreagem;
  • Transmissão de torque do motor patinando;
  • Ruídos no acionamento.

Vida Útil:

Recomendamos substituir o Disco de Embreagem a cada 60 mil quilômetros.

* Consulte o manual do Fabricante do seu veículo.

Descrição de Montagem

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Fonte: http://i.ebayimg.com/00/s/NTY2WDg0OQ==/z/~LcAAOSw7NNT89m-/$_32.JPG?set_id=880000500F

Recomendações na instalação do Disco de Embreagem:

  • Sempre recomendamos analisar as peças de interface;
  • Faça uma limpeza na região;
  • Examine o volante do motor quanto a superfície e fixação;
  • Retentor e estrias do eixo piloto;
  • Garfo de acionamento quanto a desgaste;
  • Platô e mola diafragma, quanto a deformações;
  • Cuidados na contaminação do conjunto quanto a óleo ou graxa;
  • Substitua o rolamento guia do eixo piloto;
  • Efetue torque de forma cruzada e progressiva nos parafusos do platô;
  • E após instalado verificar se o disco está livre com o platô acionado.

Dicas de Durabilidade do Disco de Embreagem

  • Não descanse o pé sobre o pedal de embreagem;
  • Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem;
  • Evite ultrapassar a capacidade de carga especificada para o veículo;
  • Evite saídas ou reduções bruscas de velocidade.

Mitos & Verdades

É indicado pisar na embreagem antes de ligar o motor? – Verdade.

Embora não exista uma orientação oficial das fábricas para que esse procedimento seja adotado, acionando a embreagem, alivia-se a carga no volante do motor no momento da ignição.

É indicado pisar na embreagem antes do freio? – Mito.

Ao acionar o sistema de embreagem, a transmissão funciona completamente livre, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Um pouco de Histórica

disco-de-embreagem-historia

Em 1939, Adolphe Kégresse – pioneiro na engenharia automobilística – inventou a caixa de câmbio de dupla embreagem, a qual ele esperava usar no legendário Citroën Traction. Até os dias atuais com o emprego de kevlar, (plástico reforçado com fibra de aramida), nos materiais de atrito. Porém é certo que a transmissão automática vem substituindo a manual, que tende a encerrar suas aplicações.

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P101104 – PLATÔ DE EMBREAGEM 1200/1300

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D101104 – DISCO DE EMBREAGEM 1200/1300 180mm MEMB S/E

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K101102 – KIT EMBREAGEM VW 1300 / BRASILIA

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D101101 – DISCO DE EMBREAGEM VW 1200/1300 180MM. GARF. C/E

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