Disco de Embreagem
O Disco de Embreagem é a ligação entre o motor e a transmissão do veículo.
Composição
Localização
Função & Funcionamento
Função – Gerar o atrito necessário para transmitir a rotação do motor para o câmbio, permitindo acoplamentos suaves entre as trocas de marchas, e filtrando as vibrações torcionais provenientes do motor. O conjunto tem ainda a responsabilidade de proteger o propulsor e o sistema de transmissão contra sobrecargas.
Funcionamento – O disco de embreagem é pressionado pelo platô ao volante do motor, transmitindo o torque gerado pelo motor à transmissão.
Quando acionamos o pedal de embreagem, este movimento é transmitido via cabo até o garfo de embreagem, que pressionando a mola membrana, libera o disco de embreagem, interrompendo a transmissão de torque.
Atrito
A dificuldade com que uma superfície desliza sobre outra é determinada pelo atrito. O disco possui uma superfície desenvolvida para gerar atrito suficiente para acoplar de forma suave e transmitir a rotação do volante de forma integral.
Os discos de embreagem possuem revestimentos orgânicos constituídos basicamente de fibras estruturais impregnadas com soluções de resina sintética, borracha, cargas orgânicas e minerais.
Esses modelos de embreagem se encaixam tanto em transmissões mecânicas quanto automatizadas, diferentemente da transmissão automática – que utiliza conversor de torque no lugar da embreagem.
Sintomas & Vida Útil
Sintomas:
- Acionamento pesado do pedal de embreagem;
- Dificuldade de engate das marchas;
- Trepidação do pedal de embreagem;
- Transmissão de torque do motor patinando;
- Ruídos no acionamento.
Vida Útil:
Recomendamos substituir o Disco de Embreagem a cada 60 mil quilômetros.
* Consulte o manual do Fabricante do seu veículo.
Descrição de Montagem
Fonte: http://i.ebayimg.com/00/s/NTY2WDg0OQ==/z/~LcAAOSw7NNT89m-/$_32.JPG?set_id=880000500F
Recomendações na instalação do Disco de Embreagem:
- Sempre recomendamos analisar as peças de interface;
- Faça uma limpeza na região;
- Examine o volante do motor quanto a superfície e fixação;
- Retentor e estrias do eixo piloto;
- Garfo de acionamento quanto a desgaste;
- Platô e mola diafragma, quanto a deformações;
- Cuidados na contaminação do conjunto quanto a óleo ou graxa;
- Substitua o rolamento guia do eixo piloto;
- Efetue torque de forma cruzada e progressiva nos parafusos do platô;
- E após instalado verificar se o disco está livre com o platô acionado.
Dicas de Durabilidade do Disco de Embreagem
- Não descanse o pé sobre o pedal de embreagem;
- Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem;
- Evite ultrapassar a capacidade de carga especificada para o veículo;
- Evite saídas ou reduções bruscas de velocidade.
Mitos & Verdades
É indicado pisar na embreagem antes de ligar o motor? – Verdade.
Embora não exista uma orientação oficial das fábricas para que esse procedimento seja adotado, acionando a embreagem, alivia-se a carga no volante do motor no momento da ignição.
É indicado pisar na embreagem antes do freio? – Mito.
Ao acionar o sistema de embreagem, a transmissão funciona completamente livre, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.
Um pouco de Histórica
Em 1939, Adolphe Kégresse – pioneiro na engenharia automobilística – inventou a caixa de câmbio de dupla embreagem, a qual ele esperava usar no legendário Citroën Traction. Até os dias atuais com o emprego de kevlar, (plástico reforçado com fibra de aramida), nos materiais de atrito. Porém é certo que a transmissão automática vem substituindo a manual, que tende a encerrar suas aplicações.